A passiflora é uma planta medicinal utilizada na preparação de chás, tinturas e suplementos fitoterápicos que ajudam a aliviar o estresse, combater a ansiedade e a insônia, já que possui propriedades que atuam sobre o sistema nervoso central.
A passiflora serve para:
1. Combater a ansiedade e o estresse
A passiflora contém flavonoides, como a crisina, que interfere no funcionamento do ácido gama-aminobutírico, o GABA, que é um neurotransmissor inibidor do sistema nervoso central e que ajuda a regular o ciclo do sono, melhorar o estado de ânimo, diminuir a ansiedade e o estresse.
2. Regular o ritmo cardíaco e a pressão arterial
Alguns estudos indicam que a passiflora ajuda a diminuir os valores da pressão arterial e o ritmo cardíaco devido à sua propriedade hipotensora, miorelaxante, vasodilatadora e cardiotônica. Dessa forma, a passiflora pode ser indicada para complementar o tratamento indicado pelo o médico para a hipertensão arterial e alterações cardíacas.
3. Diminuir os sintomas da menopausa
A passiflora pode ajudar a aliviar os sintomas associados com a menopausa, como as palpitações cardíacas, a insônia, as ondas de calor, a dor de cabeça e a irritabilidade, devido à sua composição.
4. Auxiliar no tratamento do déficit de atenção e hiperatividade
Um estudo realizado com crianças com déficit de atenção e hiperatividade avaliou o efeito do tratamento com comprimidos de passiflora, tendo sido observada melhora nos sintomas e poucos efeitos secundários, quando comparado aos medicamentos normalmente indicados no tratamento dessas situações.